Boato – Depois da posse de Nicolás Maduro em janeiro de 2025, Donald Trump, anunciou uma intervenção militar na Venezuela.
Análise
Circula nas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, supostamente fala sobre uma intervenção militar iminente na Venezuela. Segundo o texto que acompanha o vídeo, a pressão internacional contra o governo de Nicolás Maduro aumentou devido a denúncias de fraudes eleitorais, violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade.
O conteúdo está sendo compartilhado junto com afirmações de que Trump estaria planejando liderar uma ação militar contra o governo venezuelano. Leia uma das mensagens que circula com o vídeo em questão:
BOMBA! Trump fala sobre POSSÍVEL INTERVENÇÃO MILITAR na Venezuela! Com o golpe consumado hoje por Maduro, fraudes eleitorais, violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade vieram à tona! A pressão internacional está aumentando como nunca antes.
Checagem
Agora vamos checar os principais pontos relacionados à alegação do vídeo e ao contexto em que a declaração de Trump foi feita. Vamos às perguntas: 1) Trump anunciou intervenção militar na Venezuela? 2) Qual é o contexto do vídeo em que Trump fala de intervenção militar na Venezuela? 3) Há alguma intenção do presidente eleito dos EUA neste sentido hoje?
Trump anunciou intervenção militar na Venezuela?
Não, Trump não anunciou intervenção militar na Venezuela no momento atual. O vídeo compartilhado é autêntico, mas antigo. Ele remonta a 2017, quando o então presidente dos EUA fez um comentário sobre uma possível “opção militar” ao ser questionado sobre a crise na Venezuela.
Qual é o contexto do vídeo em que Trump fala de intervenção militar na Venezuela?
Como falamos, o contexto do vídeo é a crise política e humanitária que atingia a Venezuela em 2017. Donald Trump mencionou a intervenção como uma possibilidade teórica, mas nunca formalizou qualquer plano nesse sentido (é possível que tenha sido mais uma bravata dele).
Hoje, o contexto político dos EUA e da Venezuela é diferente, e não há indicativos de novas declarações nesse sentido por parte do ex-presidente. As atenções de Trump estão concentradas principalmente em sua política interna e em sua tentativa de retornar à presidência.
Há alguma intenção do presidente eleito dos EUA neste sentido hoje?
Não há indícios de que qualquer presidente ou líder político nos EUA esteja considerando uma intervenção militar na Venezuela atualmente. Movimentos recentes, como o aumento de sanções contra o país e o pedido de recompensa por Maduro, mostram que o enfoque está em pressões diplomáticas e econômicas, não em ações militares diretas.
Conclusão
O vídeo que está sendo compartilhado é legítimo, mas é antigo e não corresponde à realidade atual. Não há qualquer indício de que Donald Trump, ou o governo dos EUA, planeje realizar uma intervenção militar na Venezuela. Ou seja: é mais um fake que circula sobre o assunto na internet.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)