Boato – Um vídeo de um personal de pilates com alunas foi gravado em Primavera do Leste, no Mato Grosso.
Análise
Nos últimos dias, um vídeo polêmico começou a circular nas redes sociais e em grupos de mensagens. As imagens mostram um homem, supostamente um personal trainer de pilates, mantendo relações com diversas mulheres em um ambiente que parece ser uma academia. O conteúdo se espalhou acompanhado de mensagens que apontam que o caso teria acontecido em Primavera do Leste, no Mato Grosso.
Devido ao teor das imagens e ao impacto da história, o suposto caso gerou debates e especulações na internet. Algumas versões da mensagem, inclusive, indicam que o personal teria fugido da cidade após a repercussão. Leia uma das mensagens que circula com o vídeo (que não será exibido aqui):
VIDEO PROFESSOR DE PILATES COM ALUNAS EM PRIMAVERA DO LESTE Professor de Pilates pegou a mulherada. Não tudo junto Cidade perto de onde eu morava. Primavera do Leste Tem que dar os parabéns Mas tem que fugir da cidade
Checagem
O conteúdo gerou um bafafá, mas (apesar de real) não tem nada a ver com o Brasil. Para checar, vamos responder a três questões centrais: 1) Vazou um vídeo de um personal de pilates com alunas na academia? 2) O vídeo do personal de pilates com alunas foi feito em Primavera do Leste ou no Brasil? 3) Qual é o contexto do vídeo?
Vazou um vídeo de um personal de pilates com alunas na academia?
Sim, um vídeo com cenas explícitas envolvendo um homem e várias mulheres em um ambiente similar a uma academia vazou e se espalhou amplamente nas redes sociais. Apesar disso, o conteúdo não tem nenhuma relação com o Brasil.
O vídeo do personal de pilates com alunas foi feito em Primavera do Leste ou no Brasil?
Não. Apesar da mensagem afirmar que as imagens foram gravadas em Primavera do Leste, o vídeo não foi filmado no Brasil. Na realidade, o caso ocorreu em Yavne, uma cidade em Israel. O episódio gerou grande repercussão na mídia israelense. Segundo informações do jornal Times of Israel, a cidade ficou chocada com o vazamento das imagens.
Qual é o contexto do vídeo?
O homem que aparece no vídeo é, de fato, um instrutor de academia em Yavne. No entanto, ele alegou as câmeras do local foram hackeadas e que as imagens foram divulgadas sem o seu consentimento. O Times of Israel chegou a citar (sem detalhar) que os vídeos causaram “a destruição de algumas famílias”.
Conclusão
O vídeo que mostra um personal trainer mantendo relações com mulheres não foi gravado em Primavera do Leste (MT), tampouco no Brasil. O caso ocorreu na cidade de Yavne, em Israel, e ganhou repercussão internacional. A falsa associação do conteúdo com a cidade brasileira é resultado da desinformação espalhada junto com as imagens (que, aliás, nem deveriam ser espalhadas).
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)