Boato – A jornalista Mariana Godoy deu uma resposta ao vice-presidente Geraldo Alckmin sobre impostos em 2025.
Análise
Um vídeo tem circulado nas redes sociais mostrando a jornalista Mariana Godoy supostamente confrontando o vice-presidente Geraldo Alckmin sobre a carga tributária no Brasil.
Segundo as postagens, a declaração teria ocorrido em 2025, quando Godoy rebateu uma fala de Alckmin afirmando que o problema do país não é a falta de dinheiro, mas sim a má administração dos recursos. Confira abaixo o conteúdo que tem sido compartilhado e o vídeo em questão:
Geraldo ALCKMIN leva uma lapada da jornalista ao dizer que o problema do Brasil é falta de dinheiro, e ela rebate dizendo que só em 2024 foram pagos “DE IMPOSTOS” 1 TRILHÃO!
Eles sempre têm uma desculpa para tirar dinheiro do bolso do trabalhador, o BRASIL É RICO POR NATUREZA, Vivemos em um país auto suficiente, não temos necessidade de pagar tantos impostos assim.
Checagem
A gravação vem sendo usada como argumento para criticar a carga tributária brasileira e a gestão dos impostos. Porém, ele não é atual. Para entender melhor essa história, respondemos às seguintes questões: 1) Mariana Godoy respondeu a Geraldo Alckmin em 2025? 2) Qual é o contexto do vídeo em que Mariana Godoy respondeu a Geraldo Alckmin? 3) O que foi dito por ambos se encaixa no contexto atual?
Mariana Godoy respondeu a Geraldo Alckmin em 2025?
De fato, o vídeo é real (em tempos de deepfakes, é necessário falar sobre isso). Porém, a história está sendo compartilhada em um contexto diferente do original. O vídeo não é de 2025 e Mariana Godoy não estava atacando o governo Lula.
Qual é o contexto do vídeo em que Mariana Godoy respondeu a Geraldo Alckmin?
A gravação foi feita em 2017, durante uma entrevista no programa “Mariana Godoy Entrevista”, exibido pela RedeTV!. Durante a conversa, Mauro Tagliaferri, outro jornalista presente, perguntou sobre os desafios para que obras públicas fossem concluídas no prazo e dentro do orçamento.
Alckmin respondeu que o principal problema era a falta de dinheiro e citou a queda na arrecadação dos estados. Mariana Godoy então contestou, dizendo que o problema não era a falta de dinheiro, mas sim a má administração dos recursos públicos. O trecho exato da conversa pode ser conferido na íntegra no vídeo original.
O que foi dito por ambos se encaixa no contexto atual?
A discussão sobre carga tributária e administração de recursos públicos continua relevante, mas o vídeo não se refere a eventos de 2025. A fala de Mariana Godoy e Geraldo Alckmin ocorreu há anos, e descontextualizar o conteúdo pode levar a interpretações erradas.
Além disso, o valor da arrecadação tributária muda anualmente, tornando imprecisa a afirmação de que “em 2024 foram pagos R$ 1 trilhão em impostos”. Na realidade, este valor, de acordo com alguns dados, é até maior.
Conclusão
O vídeo em que Mariana Godoy rebate Geraldo Alckmin sobre impostos é real, mas foi gravado em 2017, e não em 2025. A gravação tem sido compartilhada fora de contexto para sugerir que a discussão ocorreu recentemente, o que não é verdade.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)