Boato – O prefeito de Batatais voltou a cargo após ter alta do hospital psiquiátrico e gravou um vídeo.
Análise
Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais um vídeo de um homem exaltado falando sobre IPTU, uso de armas e ataques ao Partido dos Trabalhadores (PT).
De acordo com as postagens, o autor das declarações seria o prefeito de Batatais (SP), que teria acabado de receber alta de um hospital psiquiátrico e reassumido o cargo. Leia abaixo o conteúdo que tem se espalhado online junto com o vídeo (que não será exibido aqui):
O Prefeito de Batatais/SP, volta ao cargo após ter alta do Hospital Psiquiátrico de Campinas. Achei que ele já ficou bom uma coisa é verdade: ele está lúcido
Checagem
O conteúdo se espalhou na internet, mas não passa de uma versão de um fake que circula com um vídeo que já foi utilizado em outra história falsa. Para esclarecer, analisamos as informações e respondemos às perguntas abaixo: 1) Quem é o prefeito de Batatais? 2) O prefeito de Batatais voltou ao cargo depois de ser internado em um hospital psiquiátrico e gravou um vídeo? 3) Qual é o contexto do vídeo que circula online?
Quem é o prefeito de Batatais?
O atual prefeito de Batatais (SP) é Juninho Gaspar, que pode ser encontrado em seu perfil oficial no Instagram neste link. Diferentemente do que a mensagem viral sugere, ele não foi afastado do cargo e continua exercendo suas funções normalmente.
O prefeito de Batatais voltou ao cargo depois de ser internado em um hospital psiquiátrico e gravou um vídeo?
Não. A informação de que o prefeito de Batatais foi internado em um hospital psiquiátrico e reassumiu o cargo é falsa. Não há qualquer registro oficial de internação ou afastamento de Juninho Gaspar. O boato foi fabricado a partir de um vídeo que, na verdade, não tem relação com o prefeito.
Qual é o contexto do vídeo que circula online?
O vídeo que tem sido compartilhado como se fosse do prefeito de Batatais, na verdade, é do influenciador de direita Paulo Kogos. O vídeo original pode ser conferido neste link. Essa gravação já foi usada anteriormente em outra fake news, que afirmava que o prefeito de Parnaíba teria voltado de um hospital psiquiátrico e feito uma declaração sem sentido. Essa desinformação foi desmentida pelo Boatos.org em outra ocasião.
Conclusão
O prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, não foi internado em um hospital psiquiátrico e não voltou ao cargo após receber alta. O vídeo compartilhado nas redes sociais não tem qualquer relação com ele, sendo, na verdade, um registro do influenciador Paulo Kogos. Trata-se de mais um caso de desinformação utilizando um vídeo fora de contexto para enganar o público.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)