
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou nesta quarta (27) que está em tratamento contra um câncer. O comunicado foi feito durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida por ela, que precisou ser encerrada após relatar não estar se sentindo bem.
“Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer, estou no enfrentamento à doença. Estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público, requer muita coragem”, disse a senadora, visivelmente emocionada. Ela não especificou o tipo da doença.
Mais cedo, Damares havia participado da instalação de uma subcomissão no Senado dedicada a debater propostas de prevenção e tratamento do câncer. Foi nesse contexto que decidiu falar abertamente pela primeira vez.
A senadora relatou que passou por cirurgia logo após o diagnóstico. “Eu fui diagnosticada no dia 18 de julho, e em 18 dias eu consegui fazer as biópsias, ressonâncias, todos os exames e consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava aqui no Senado, trabalhando, com um pouquinho de dor”, contou.
Segundo ela, o diagnóstico precoce foi determinante para o tratamento. “Segunda-feira eu começo as radioterapias, mas eu já estou declarando vitória, já estou declarando que estou curada”, declarou, acrescentando que espera que outras mulheres tenham acesso rápido ao atendimento médico.
“Quero trazer o susto que eu passei, a angústia, a dor… mas todos os exames que eu fiz, a equipe médica que cuidou de mim, eu quero que todas as mulheres no Brasil tenham o acesso à saúde como eu tive”, prosseguiu.
O relato surpreendeu os colegas senadores. Dra. Eudócia (PL-AL), presidente da subcomissão recém-instalada, disse ter sido pega de surpresa com o anúncio. “Senadora, muito me moveu seu relato e me assustou. Estou sem palavras aqui, mas quero te elogiar pelo seu posicionamento, por você ter tornado público e por você ter essa garra que você sempre teve”, declarou.
Com o anúncio, a Comissão de Direitos Humanos foi encerrada mais cedo. Damares segue em tratamento e afirmou que pretende continuar suas atividades legislativas enquanto realiza as sessões de radioterapia.