
O presidente Lula reinaugurou o Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro, nesta terça (20), após uma década de fechamento para reformas. Durante a cerimônia, que contou com diversas personalidades da arte brasileira, o petista destacou a importância da cultura para a democracia.
“Parabéns aos artistas brasileiros, porque vocês não desistiram nunca, resistiram sempre. Hoje eu descobri, mais uma vez, que sempre tem alguma coisa que é novidade na nossa vida. E, graças a pessoas como vocês, a gente consegue manter a democracia capengando, mas a democracia andando”, afirmou.
O mandatário foi acompanhado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e entregou a Ordem do Mérito Cultural (OMC) a 111 personalidades e 14 instituições por contribuição para a diversidade cultural do país.
“A democracia é uma construção cotidiana. Ela jamais será plena sem que todas e todos – e não uma minoria privilegiada – tenham direito à alimentação saudável, à saúde, à educação e aos demais serviços públicos de qualidade”, prosseguiu o presidente.
O presidente ainda afirmou que a democracia “não é um pacto de silêncio”, mas “uma sociedade em movimento” que busca a melhora da qualidade de vida do brasileiro. “E esse Brasil vai ser construído e, se depender de todos nós aqui, esse país nunca mais haverá de sofrer um golpe. Cultura é democracia”, completou.
A cultura de um povo é uma força coletiva tão poderosa que estará sempre na linha da frente da resistência a todo e qualquer regime de exceção. A gente precisa de comida, diversão e arte, como cantaram Os Titãs. Foi justamente o que tentaram de tirar de nós. Mas resistimos.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2025
A solenidade teve como tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura” e o local escolhido, ícone do modernismo brasileiro, foi reaberto como centro cultural e administrativo, abrigando escritórios da pasta e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O edifício, tombado desde 1948, possui painéis artísticos com obras de Candido Portinari, Paulo Osir, por exemplo; mobiliário original, com peças modernistas restauradas que mantêm o design da década de 1940; e um terraço-jardim projetado por Roberto Burle Marx, que está aberto à visitação pública.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line