Charlie Kirk

Charlie Kirk, ativista da extrema direita americana e próximo do presidente Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos.

Um vídeo do momento em que ele foi atingido foi compartilhado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene, acompanhando pedidos de oração pelo ativista.

Nas imagens, Kirk aparece sentado em uma tenda, discursando para uma multidão ao ar livre, quando um estalo alto é ouvido e ele cai da cadeira.

Pessoas presentes correram imediatamente em direção ao local. O estado de saúde do ativista ainda não foi divulgado oficialmente, mas a Fox News informou que ele foi hospitalizado. Segundo a universidade, um suspeito foi detido e o tiro teria partido de um prédio próximo.

Após o ocorrido, Donald Trump pediu orações para Kirk em sua rede Truth Social, chamando-o de “um cara incrível, do começo ao fim”, enquanto o vice-presidente J.D. Vance também fez um apelo semelhante no X. O diretor do FBI, Kash Patel, informou que agentes estão monitorando a situação de perto e seguem no local.

Charlie Kirk é fundador do grupo estudantil extremista Turning Point USA, com atuação em mais de 3.500 escolas e universidades em todos os 50 estados americanos.

Ele se destacou na mobilização de jovens eleitores para Trump e é autor de livros como “Campus Battlefield: The MAGA Doctrine” (“Campo de Batalha no Campus: A Doutrina MAGA”) e “The College Scam: How America’s Universities Are Bankrupting and Brainwashing Away The Future Of America’s Youth” (“O Golpe das Universidades: Como as Faculdades Americanas Estão Quebrando e Doutrinando o Futuro dos Jovens nos EUA”).

Kirk também apresenta o programa The Charlie Kirk Show, transmitido nacionalmente, e mantém presença digital com mais de 14 milhões de seguidores combinados nas redes sociais.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/09/2025