Repercutiu nas redes um vídeo de uma brasileira em Portugal que afirmou ser “preocupante” a ausência de portugueses nas igrejas evangélicas.
A recém-chegada disse que visitou cinco templos no país e constatou que “95% dos frequentadores eram brasileiros”, o que, segundo ela, representa um desafio para sua comunidade religiosa no país. A declaração gerou críticas.
No material, a mulher comenta: “Nós já fomos em umas cinco igrejas evangélicas aqui em Portugal, e todas eram organizadas por brasileiros. A congregação era 95% brasileira. O quanto isso é preocupante, né?”.
“Tenho certeza que acontecerá um avivamento aqui em Portugal”, continua.
A fala em questão foi considerada inadequada por muitos usuários, que apontaram falta de compreensão sobre a predominância do catolicismo no país europeu.
Vale ressaltar que Portugal é historicamente um país católico, com 80% da população seguindo essa religião, segundo dados oficiais. Apenas 2% da população se identifica como evangélica, sendo essa parcela composta, em grande parte, por imigrantes. “Reclamar da ausência de portugueses nas igrejas evangélicas é ignorar a cultura religiosa local e a história do país”, comentou um internauta sobre as declarações da jovem.
“A pessoa vai para um país católico e espera que seja evangélico? Antes de criticar, é preciso entender onde se está. Isso é desrespeito à cultura alheia”, escreveu outro.
Outros internautas foram além, e questionaram a intenção do comentário, associando-o a uma visão expansionista das igrejas evangélicas.
Olhem a lata desta gente!
Uma brasileira acaba de chegar em Portugal e acha “preocupante” não ver portugueses nas igrejas evangélicas.
NÃO SOMOS UM PAÍS EVANGÉLICO. Os portugueses são católicos!
Eu agora quero saber que “avivamento” vai ser esse!
Estas pessoas não se integram. pic.twitter.com/FRGWEZUmOQ— verdadeira 😊 (@jessicatuga) January 4, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line