Vídeo em que brasileira se diz “preocupada” em não encontrar muitos portugueses em igrejas evangélicas em Portugal – Foto: Reprodução

Repercutiu nas redes um vídeo de uma brasileira em Portugal que afirmou ser “preocupante” a ausência de portugueses nas igrejas evangélicas.

A recém-chegada disse que visitou cinco templos no país e constatou que “95% dos frequentadores eram brasileiros”, o que, segundo ela, representa um desafio para sua comunidade religiosa no país. A declaração gerou críticas.

No material, a mulher comenta: “Nós já fomos em umas cinco igrejas evangélicas aqui em Portugal, e todas eram organizadas por brasileiros. A congregação era 95% brasileira. O quanto isso é preocupante, né?”.

“Tenho certeza que acontecerá um avivamento aqui em Portugal”, continua.

A fala em questão foi considerada inadequada por muitos usuários, que apontaram falta de compreensão sobre a predominância do catolicismo no país europeu.

Vale ressaltar que Portugal é historicamente um país católico, com 80% da população seguindo essa religião, segundo dados oficiais. Apenas 2% da população se identifica como evangélica, sendo essa parcela composta, em grande parte, por imigrantes. “Reclamar da ausência de portugueses nas igrejas evangélicas é ignorar a cultura religiosa local e a história do país”, comentou um internauta sobre as declarações da jovem.

“A pessoa vai para um país católico e espera que seja evangélico? Antes de criticar, é preciso entender onde se está. Isso é desrespeito à cultura alheia”, escreveu outro.

Outros internautas foram além, e questionaram a intenção do comentário, associando-o a uma visão expansionista das igrejas evangélicas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/01/2025