Momento da prisão de Rosana Ferreira de Oliveira, nos EUA. Foto: Reprodução

A prisão de Rosana Ferreira de Oliveira, brasileira em situação irregular nos Estados Unidos, provocou protestos em Worcester, cidade próxima a Boston. A abordagem policial aconteceu quando ela estava no carro com duas filhas, incluindo um bebê de dois meses. A adolescente tentou impedir a prisão da mãe e foi jogada no chão, tendo o rosto pressionado contra o asfalto pelos agentes. Ela também foi detida, mas liberada horas depois.

Vídeos enviados por moradores mostram que os agentes do ICE não apresentaram ordem judicial. A prisão e separação da família geraram indignação imediata na comunidade. “Nada daquilo era necessário”, disse a vereadora Etel Haxhiaj. “Estou aqui para proteger minha comunidade”, afirmou em vídeo nas redes sociais.

O Departamento de Segurança Interna alegou que Rosana era procurada por “agressão com arma perigosa” e “agressão a uma vítima grávida”, sem especificar data ou circunstâncias. A nota também atacou a vereadora, acusando-a de ter incitado o caos e de ter usado o caso como “manobra política”.

A ação gerou reações fortes de autoridades locais. O prefeito Joseph Petty lamentou a separação da família e declarou que “o medo do ICE é o pior pesadelo de muitas pessoas em nossa cidade”. Mais de 100 pessoas participaram de manifestações pedindo a saída do ICE de Worcester.

A mobilização se intensificou com o protesto batizado de “Hands Off Worcester Mothers”, marcado para o Dia das Mães. Organizadores dizem que a operação do ICE representa um ataque direto à comunidade imigrante. “Eles não se importam conosco”, declarou Shannen Curtin.

Um estudante judeu-americano afirmou que as ações do ICE e o clima anti-imigrante o fizeram lembrar das histórias de seus familiares que escaparam da Alemanha nazista. “Adivinhe o que a Alemanha fez primeiro com os judeus? Eles os deportaram”, afirmou.

A deputada federal Duda Salabert disse ter acionado o Itamaraty após a publicação das imagens. “Uma MÃE, brasileira, foi arrancada do carro e presa com brutalidade”, escreveu. Ela alertou que já foram mais de 50 prisões desde domingo, com diversos relatos de perseguição a imigrantes na região.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/05/2025