
A prisão de Rosana Ferreira de Oliveira, brasileira em situação irregular nos Estados Unidos, provocou protestos em Worcester, cidade próxima a Boston. A abordagem policial aconteceu quando ela estava no carro com duas filhas, incluindo um bebê de dois meses. A adolescente tentou impedir a prisão da mãe e foi jogada no chão, tendo o rosto pressionado contra o asfalto pelos agentes. Ela também foi detida, mas liberada horas depois.
Vídeos enviados por moradores mostram que os agentes do ICE não apresentaram ordem judicial. A prisão e separação da família geraram indignação imediata na comunidade. “Nada daquilo era necessário”, disse a vereadora Etel Haxhiaj. “Estou aqui para proteger minha comunidade”, afirmou em vídeo nas redes sociais.
O Departamento de Segurança Interna alegou que Rosana era procurada por “agressão com arma perigosa” e “agressão a uma vítima grávida”, sem especificar data ou circunstâncias. A nota também atacou a vereadora, acusando-a de ter incitado o caos e de ter usado o caso como “manobra política”.
A ação gerou reações fortes de autoridades locais. O prefeito Joseph Petty lamentou a separação da família e declarou que “o medo do ICE é o pior pesadelo de muitas pessoas em nossa cidade”. Mais de 100 pessoas participaram de manifestações pedindo a saída do ICE de Worcester.
A mobilização se intensificou com o protesto batizado de “Hands Off Worcester Mothers”, marcado para o Dia das Mães. Organizadores dizem que a operação do ICE representa um ataque direto à comunidade imigrante. “Eles não se importam conosco”, declarou Shannen Curtin.
A deputada federal Duda Salabert disse ter acionado o Itamaraty após a publicação das imagens. “Uma MÃE, brasileira, foi arrancada do carro e presa com brutalidade”, escreveu. Ela alertou que já foram mais de 50 prisões desde domingo, com diversos relatos de perseguição a imigrantes na região.
As imagens são revoltantes. Uma MÃE, brasileira, foi arrancada do carro e presa com brutalidade para ser deportada em Massachusetts, sob ordens da política migratória de Trump. Sua filha, de 16 anos, foi ao chão com um bebê no colo.
Famílias estão sendo separadas. Já são mais… pic.twitter.com/KjYQSyhrL7
— Duda Salabert (@DudaSalabert) May 9, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line