Ativistas pelos direitos dos imigrantes no México realizaram um protesto em Tijuana, na fronteira do país com os Estados Unidos, nesta segunda-feira (20). Durante o ato, um boneco representando Donald Trump foi usado como piñata, em rejeição às recentes medidas do presidente americano.
👊Protesta frente a la embajada de EE. UU. en México contra Trump
Manifestantes, en rechazo a las políticas migratorias de Donald Trump, rompieron una piñata con su figura frente a la embajada estadounidense en México.
🎥: @conectmigrante
🇺🇸🇲🇽⚡🎭✊ #Migración #DonaldTrump… pic.twitter.com/r0R26yH45f— LuisCardenasMX (@LuisCardenasMx) January 20, 2025
Logo após se tornar presidente, ele declarou a questão imigratória como uma emergência, e suspendeu um programa de asilo a estrangeiros. Todas as entrevistas de asilo que estavam agendadas foram canceladas.
Os manifestantes se reuniram ao lado do muro que divide os dois países, exibindo cartazes que reivindicavam estados como Califórnia e Texas, antigos territórios mexicanos no século 19. José Maria Lara, coordenador de uma agência de apoio a imigrantes, expressou preocupação com as promessas de deportações em massa, alertando para a sobrecarga de abrigos em Tijuana.
“Há muitos abrigos aqui na cidade de Tijuana que, em algum momento, ficarão sobrecarregados com tantos deportados. Esse é o trabalho que o governo do nosso país terá de fazer”, disse.
Os ativistas pediram a reversão das medidas e destacaram que imigrantes são trabalhadores, não inimigos dos Estados Unidos.
Rompen una piñata de la figura de Donald Trump, presidente de Estados Unidos, durante una manifestación en la Ciudad de México.
Sigue la señal por https://t.co/JpgbIc6wBv pic.twitter.com/M6Lc4L7snT
— NMás (@nmas) January 20, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line