
Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) deveria estar defendendo sua inocência em vez de pedir anistia. Para ele, ao solicitar o perdão para os acusados de tentativa de golpe, o ex-presidente está reconhecendo culpa.
“Quando ele pede anistia, está provando que cometeu crime. Ele deveria estar dizendo ‘vou provar minha inocência’, mas está pedindo anistia”, declarou em entrevista à Rádio Tupi. “Ou seja, ele está dizendo: ‘Gente, eu sou culpado. Tentei bolar um plano para matar o Lula, o Alckmin, o Alexandre de Moraes, não deu certo porque tive uma diarreia, fiquei com medo, tive que voar para os Estados Unidos’”, afirmou.
Sobre a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Bolsonaro, Lula defendeu o andamento do processo na Justiça e disse que todos os acusados terão direito à defesa. “O processo vai mostrar que a Justiça é para todos”, afirmou.
A acusação, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet e enviada ao Supremo na terça-feira (18), envolve, além de Bolsonaro, outras 33 pessoas ligadas ao ex-presidente.
Segundo a PGR, o grupo atuou para impedir a posse de Lula após as eleições de 2022.
Entre os crimes apontados estão organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de direito.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line