O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O ex-ministro José Dirceu criticou o comportamento de Jair Bolsonaro (PL) diante do avanço das investigações que podem resultar na prisão do ex-presidente. Para Dirceu, Bolsonaro “fica choramingando para cima e para baixo” em vez de “assumir as consequências dos seus atos”.

“A minha vida de 2013 a 2019 foi prisão. Mas eu não renunciei aos meus ideais e fiquei fazendo como o Bolsonaro que fica choramingando para cima e para baixo. Ele tem que enfrentar as consequências dos atos que praticou. Eu enfrentei”, afirmou José Dirceu ao colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Dirceu, condenado e preso no âmbito do mensalão, ressaltou que, mesmo se considerando inocente, nunca cogitou fugir durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro é réu por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, considerável prejuízo para a vítima, além de deterioração de patrimônio tombado.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e sete aliados por participação na trama golpista. Caso seja condenado, o ex-presidente pode ter uma pena de até 39 anos de prisão pelos crimes.

A previsão na Corte é que o julgamento ocorra ainda em 2025, para evitar que o tema contamine as eleições presidenciais de 2026.

Assista abaixo a partir do minuto 40:53:

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/05/2025