Em parceria com a Nike a seleção brasileira de futebol poderá ter como segunda camisa um modelo na cor vermelha, deixando de lado a camisa azul. Especulações dão conta de que a parceria se estende também para a substituição da logomarca da empresa pela silhueta do ex-jogador de basquete dos Estados Unidos, Michael Jordan. Caso se concretize, será a primeira seleção de futebol a exibir a parceria Nike/Jordan, já vista em uniformes de equipes, como do PSG.
O novo uniforme deverá ser utilizado na Copa de 2026, que acontece nos Estados Unidos, no Canadá e no México. A previsão de lançamento é março do próximo ano.
A informação inicial sobre a mudança foi dada pelo site Footy Headlines. O estatuto da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) indica que pode ser utilizada uma camisa fora das cores oficiais desde que a mudança de estatuto seja aprovada pela diretoria.
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As cores já conhecidas dos uniformes de hoje são adotadas desde a Copa de 1954. Antes, os uniformes eram brancos, porém a mudança ocorreu pelo peso que ficou no uniforme após o Maracanaço, na Copa de 1950.
Especialistas em camisas de futebol apontam que em duas ocasiões o Brasil utilizou camisas vermelhas. Uma vez em 1917, na disputa do Sul-Americano, o Brasil usou vermelho para enfrentar Argentina e Chile, que também usavam branco na ocasião. Depois foi em 1936, quando para se diferenciar da seleção peruana, os brasileiros usaram camisas vermelhas do Club Atlético Independiente, da Argentina.
Repercussão
A possibilidade de uma camisa vermelha mexeu com o mundo político. Depois da apropriação feita pelos ‘bolsonaristas’ da camisa amarela, eles agora estão incomodados com o indicativo, ainda mais que um dos principais lemas que utilizam é: “nossa bandeira jamais será vermelha.”
Políticos de extrema direita correram para as redes sociais para reclamar, fazer ameaças e indicar influência política na decisão. Com isso, a situação pode acirrar a polarização no Brasil, ainda mais por ser lançada em 2026, ano eleitoral.
Não é descartada, caso a ideia seja levada adiante, de que o marketing da empresa tenha feito isto de caso pensado, para ganhar repercussão e expandir as vendas, pois acirraria uma disputa revertida em vendas de uniforme.
Como possível justificativa pela escolha, internautas lembraram que o nome Brasil significa “vermelho como uma brasa” pela referência à cor vermelha da madeira do pau-brasil, árvore explorada pelos portugueses assim que chegaram por aqui.