Boneca denominada “bebê reborn”, representando uma bebê. Reprodução

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro está debatendo a inclusão de uma nova data comemorativa no calendário oficial da cidade. O Projeto de Lei nº 1892/2023, de autoria do vereador Vitor Hugo (PL), propõe que o Dia da Cegonha Reborn seja comemorado anualmente no dia 4 de setembro.

O Dia da Cegonha Reborn tem como objetivo reconhecer a arte de criar bebês realistas, conhecidos como “reborns”. Essas bonecas, fabricadas artesanalmente por artesãs chamadas cegonhas, são extremamente realistas, imitando bebês recém-nascidos, e têm sido usadas para diversas finalidades, desde a adoção de experiências maternas e paternas até como terapias para auxiliar no processo de luto. Viraram moda entre influenciadores.

A justificativa para a proposta destaca o “impacto positivo” dessa prática na vida de muitas famílias, “especialmente para aquelas que passaram por perdas, como a morte de um filho recém-nascido.” O projeto também tem por objetivo reconhecer o movimento das cegonhas reborn, um grupo de mulheres dedicadas à criação dessas bonecas que se reuniu em 4 de setembro de 2022, na Estrada do Portela, para lutar pelo reconhecimento dessa data.

Bebê reborn vestido após simulação de parto. Reprodução

O vereador Vitor Hugo justifica a necessidade de incluir o Dia da Cegonha Reborn no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro em razão da importância social e psicológica da arte das cegonhas, que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo.

Caso o projeto seja aprovado, o Dia da Cegonha Reborn será celebrado anualmente no dia 4 de setembro, de acordo com o artigo 1º da proposta, alterando o art. 6º da Lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que regulamenta o calendário oficial da cidade. A legislação mencionada trata da consolidação municipal de eventos, datas comemorativas e feriados no Rio de Janeiro.

Com a entrada em vigor da Lei, prevista para o momento de sua publicação, o Dia da Cegonha Reborn passaria a ser uma data oficial no calendário do Rio de Janeiro.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025