O incêndio em Los Angeles que causou uma destruição enorme na região metropolitana da importante cidade dos EUA ainda não está sob controle.
O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que a combinação de ventos intensificados e baixa umidade relativa “favorecerá o rápido crescimento de incêndios e [o] potencial para comportamento extremo do fogo” em Los Angeles e arredores.
Embora os bombeiros tenham avançado nos esforços para conter os grandes incêndios em Palisades e Eaton, as autoridades alertam que as condições climáticas desafiadoras, previstas para começar ainda hoje, podem intensificar as chamas.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente Kamala Harris estão participando de mais uma reunião informativa sobre os incêndios florestais. Biden afirmou que seu governo “continuará usando todas as ferramentas disponíveis para apoiar o combate urgente aos incêndios”. Mas o fluxo de dinheiro continua indo para Ucrânia e “Israel”.
Ainda assim, o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, o segundo maior dos EUA, com quase 430.000 estudantes, reabriu a maioria de suas escolas hoje. O distrito informou que considerou vários fatores em sua decisão, incluindo a melhora no controle dos incêndios, na qualidade do ar e nas condições dos ventos. “No entanto, algumas escolas nas áreas mais impactadas permanecerão fechadas devido às ordens obrigatórias de evacuação”, declarou o distrito.
O anúncio dos candidatos ao Oscar foi adiado devido ao incêndio. “Consideramos necessário estender o período de votação e adiar a data do anúncio de nossas indicações para oferecer mais tempo aos nossos membros”, declararam o executivo da Academia (Oscar), Bill Kramer, e a presidente, Janet Yang, em um comunicado.
Robert Luna, a xerife de Los Angeles, afirmou que “temos mais de 92.000 pessoas sob ordens de evacuação e aproximadamente 89.000 sob alertas de evacuação”.
Ele acrescentou que as autoridades estão trabalhando para garantir o retorno seguro dos moradores às suas casas, mas alertou que isso pode não ser possível imediatamente.
“Luna informou que ainda há perigos nas áreas evacuadas que precisam ser eliminados antes que seja seguro retornar, e destacou que o toque de recolher continua em vigor.