As Forças Armadas da Venezuela declararam “lealdade absoluta” ao presidente Nicolás Maduro em comunicado divulgado nesta terça-feira.
“Ratificamos nossa absoluta lealdade ao cidadão Nicolás Maduro Moros, presidente constitucional da República Bolivariana da Venezuela, comandante supremo da Fanb, que foi legitimamente reeleito pelo poder popular e proclamado pelo poder eleitoral para o próximo mandato presidencial 2025-2031”, disseram os militares.
A declaração ocorre após o candidato da oposição Edmundo González se autodeclarar presidente e pedir que as Forças Armadas do país “fiquem ao lado do povo”, em carta publicada na segunda-feira.
“Em primeiro lugar, é importante mencionar que aqueles que pretendem reivindicar o status de democratas têm uma longa e obscura história como promotores de ações antidemocráticas radicais e absolutamente inconstitucionais, contrárias a todas as leis”, apontou a nota, que culpa a oposição pela violência nas manifestações iniciadas na última semana.
“Ao mesmo tempo, apoiamos o seu espírito republicano, refletido na proposta de resolução do litígio eleitoral através do Tribunal Supremo de Justiça, que terá a última palavra, demonstrando mais uma vez a força das instituições democráticas do país”, acrescentou.
Les comparto el comunicado de Nuestra Fuerza Armada Nacional Bolivariana de convicciones firmes en proteger al Pueblo de Venezuela y defender a la Patria de los fascistas. pic.twitter.com/CthlC62OuT
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) August 6, 2024