O governo da Venezuela denunciou nesta sexta-feira (7) o roubo, por parte do governo Donald Trump, de uma aeronave pertencente à nação venezuelana, que se encontrava na República Dominicana.

Por meio de um comunicado, o ministério das Relações Exteriores da Venezuela declarou que esse ato hostil foi “executado por ordem do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio“.

O texto destacou que o ódio de Rubio “contra a Venezuela agora o leva ao crime aberto, confiscando ilegalmente um avião da PDVSA (empresa estatal Petróleos de Venezuela, S.A.) com a cumplicidade do governo da República Dominicana“.

Rubio, que visitou a República Dominicana na véspera, presenciou o momento em que a aeronave do tipo Dassault Falcon 2000EX, que desde 2024 permanecia em um hangar em um aeroporto de Santo Domingo (capital), foi “oficialmente” confiscada pelos EUA.

Este é o segundo avião venezuelano que é roubado pelos EUA em solo dominicano. Em setembro passado, os EUA confiscaram outra aeronave que estava no país para manutenção.

No início de 2024, com o apoio do governo de Javier Milei, os EUA confiscaram uma aeronave de grande porte, e a levaram para Miami para roubar suas peças.

Naquele momento, a Venezuela denunciou que o sequestro do avião do tipo Boeing 747-300, que era utilizado em missões de ajuda humanitária, também afetaria nações que auxiliava em situações de emergência.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/02/2025