Venezuela denuncia conspiração de petroleira dos EUA

Nesta quinta-feira (13), o Ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou que a petroleira norte-americana ExxonMobil busca controlar os recursos naturais da Venezuela.

Cabello afirmou que a petroleira criou um lobby no congresso dos EUA, tanto para impor sanções à Venezuela, quanto para que seja revogada licença que permite à Chevron (outra petroleira norte-americana) realizar negócios com empreiteiras venezuelanas do ramo do petróleo. A Chevron é responsável pela produção e exportação de quase um quarto do milhão de barris diários de petróleo bruto da Venezuela, conforme informado pela emissora libanesa Al Mayadeen.

O ministro expôs o nome de três congressistas dos EUA, que estariam recebendo dinheiro da Exxon para tentar passar sanções ao petróleo Venezuelano. São eles: Maria Elvira Salazar, Carlos Gimenez e Mario Diaz-Balart. Diosdado Cabello destacou que Maria Elvira Salazar é associada de Maria Corina Machado, líder golpista dos fascistas venezuelanos, e que ambas recebem dinheiro da Exxon.

Ele denunciou também que Corina Machado teria planos de negociar com a Exxon sobre a região de Essequibo, conspirando contra a Venezuela, inclusive através de operação militar utilizando mercenários.

Sobre a utilização de mercenários, Erik Prince, o fundador da Blackwater (empresa norte-americana de mercenários), teria oferecido serviços a Machado, para que assassinatos fossem realizados na Venezuela.

A golpista, Corina Machado, estaria planejando uma viagem aos EUA, percorrendo 21 estados, com objetivo de que Donald Trump imponha mais sanções à Venezuela. Recentemente, o Departamento do Tesouro dos EUA deu à Chevron um prazo de 30 dias para interromper suas atividades na Venezuela.

Artigo Anterior

Ali al-Rimawi: um poeta e jornalista na Palestina otomana

Próximo Artigo

Netaniahu acusa chefe do Shin Bet de chantagem e intimidação

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!