Venes Caitano lança exposição que questiona a política e a sociedade contemporânea

O cartunista Venes Caitano, estreia a exposição ““ÓDIO, MÁRIO, ÓDIO: cíclico, fecundo, fundamento, sem perdão!”, na hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, a partir de 12 de julho.

A mostra, inédita, parte do poema “Ode ao Burguês”, recitado por Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna de 1922, para reconectar a crítica incisiva à sociedade da época às questões sociais contemporâneas.

Com a releitura em óleo, carvão sobre tela e collage de quadrinhos e cartuns produzidos entre 2018 e 2019, Venes explora em 24 obras as complexidades da vida moderna, pautadas pela polarização política, o excesso de informação e desinformação. Mais que uma exposição visual, a exposição instiga os visitantes a questionar as narrativas que moldam sua compreensão dos fatos vividos na última década.

A visitação da exposição é gratuita e estará aberta até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A mostra foi contemplada pelo ProAC Editais 2023 de Artes Visuais de Produção de exposição inédita, sendo uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Nascido em 1986 em Palmeirópolis, Tocantins, Venes Caitano vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais, atua como cartunista, chargista, quadrinista e ilustrador para jornais e revistas como CartaCapital, Folha de S. Paulo, O Globo, A Gazeta do Espírito Santo, entre outros.

Com foco na crítica política, Venes desenvolve seu estilo a partir da tensão entre o tradicional e o contemporâneo. Seus personagens provocam reflexões por meio da crítica social, ironia e humor sutil, características que ele carrega desde que se tornou cartunista. O resultado são obras delicadas, mas urgentes.

Artigo Anterior

Bolsonaro escondeu bens valiosos nos EUA, não em propriedade rural de Piquet, afirma Polícia Federal

Próximo Artigo

Líderes do PT defendem aprovacao do projeto que estrutura a Reforma Tributária no Congresso

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!