De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, desenvolvido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas de Natal nos shopping centers do Brasil cresceram 5,5% entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Com informações da Veja.
Esse desempenho supera o crescimento geral do varejo, que foi de 3,4%, conforme apontado pelo índice.
No período, os shoppings movimentaram 5,94 bilhões de reais, consolidando o melhor resultado de Natal nos últimos cinco anos, desde o início da série histórica em 2019, quando o faturamento foi de 5,5 bilhões de reais.
O ticket médio nos shoppings durante o Natal foi de 213,83 reais, marcando um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o valor médio foi de 207,04 reais. Já as lojas de rua registraram um ticket médio de 109,47 reais, o que representa um crescimento de 2,7% em relação a 2023.
“O desempenho das vendas de Natal destaca a relevância estratégica dos shopping centers na economia, evidenciando sua capacidade de atender às novas demandas dos consumidores.
Esse crescimento em um período tão significativo para o varejo reflete a confiança do público, a melhora da renda familiar, a redução do desemprego, além da diversificação de produtos e experiências oferecidos nos shoppings”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.