Vendas da Tesla despencam na Europa por extremismo de Musk

Tesla, de Elon Musk: vendas da fabricante de automóveis despencam na Europa. Foto: Reprodução

As vendas de veículos elétricos da Tesla despencaram em vários dos principais mercados europeus devido à reação negativa dos consumidores ao envolvimento de Elon Musk, aliado de Donald Trump, na política da região, conforme informações do Financial Times.

Na Alemanha, onde está localizada a única fábrica da empresa na Europa, a montadora registrou apenas 1.277 novos veículos em janeiro, uma queda de 59,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Autoridade Federal Alemã de Transporte Motorizado.

Embora as vendas de elétricos tenham desacelerado na Alemanha e na França devido à redução dos subsídios governamentais, a demanda começou a se recuperar recentemente. Ainda assim, a Tesla perdeu espaço: enquanto o mercado alemão de elétricos cresceu mais de 50% no último mês, a participação da marca caiu de 14% para 4%.

A queda também foi expressiva em outros países. Na França, as vendas da Tesla recuaram 63% em janeiro, enquanto na Noruega os registros caíram 38%. No Reino Unido, a retração foi menor, mas ainda significativa, com 8% de queda em relação ao ano anterior.

Envolvimento político

Especialistas apontam que o envolvimento político de Musk pode estar afastando consumidores na Alemanha. Antes das eleições federais de 23 de fevereiro, o bilionário declarou apoio ao partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha), tornando-se seu mais influente apoiador. O AfD é considerado tóxico por líderes empresariais e rejeitado pelos principais partidos políticos do país.

A posição de Musk gerou forte reação do chanceler Olaf Scholz e de seu principal opositor, Friedrich Merz. Ambos criticaram duramente o apoio do empresário a um partido que propõe deportações em massa de migrantes, utiliza slogans associados à era nazista e é parcialmente classificado como extremista pelo serviço de inteligência doméstica alemão.

Germany's far-right AfD party is obsessed with Trump and Musk | CNN
Musk participou por chamada de vídeo do comício de lançamento da campanha eleitoral do AfD em 25 de janeiro, em Halle, Alemanha. Foto: Sean Gallup

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Moraes mantém a prisão de ‘kid preto’ por plano para matar Lula

Próximo Artigo

Se Trump tentar tomar conta de Gaza, os palestinos morrerão onde estiverem, por David Hearst

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!