Vendas da Tesla despencam até 60% na Europa, enquanto as da BYD disparam

O CEO da Tesla, Elon Musk. Foto: Reprodução

As vendas de veículos elétricos da Tesla despencaram nos dois maiores mercados da Europa. Em julho, os registros caíram 60% no Reino Unido e 55% na Alemanha, segundo dados oficiais divulgados na terça-feira (5). No sentido oposto, a fabricante chinesa BYD viu suas vendas quintuplicarem no mesmo período.

A reformulação do Model Y não foi suficiente para conter a queda. A marca americana enfrenta forte reação negativa após o dono da empresa, Elon Musk, assumir um cargo no governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, e apoiar publicamente o republicano nas eleições presidenciais do ano passado.

Musk foi responsável pela criação do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), que eliminou diversas agências federais e provocou milhares de demissões no serviço público.

Na Alemanha, a Tesla vendeu apenas 1.110 carros em julho. No Reino Unido, foram 987 veículos registrados. O recuo da empresa também se repetiu em outros mercados europeus importantes, com queda acumulada de 45% em dez países que representam mais de 80% das vendas da marca no continente.

BYD em alta

Enquanto isso, a BYD registrou forte crescimento. A montadora chinesa vendeu 1.126 carros na Alemanha no mês passado, quase cinco vezes mais que no mesmo período do ano anterior. No Reino Unido, as vendas cresceram mais de 300%, chegando a 3.184 unidades. No acumulado de 2025, a BYD já vendeu 7.449 veículos apenas na Alemanha.

Segundo pesquisa da S&P Global Mobility, a fidelidade dos clientes da Tesla nos EUA despencou após Musk entrar para o governo Trump.

Em junho de 2024, 73% dos donos de veículos da marca voltavam a comprar um Tesla. Em março de 2025, esse número caiu para 49,9%. Com a pressão crescente, Musk deixou o cargo no governo republicano no fim de maio.

BYD estuda fábrica na Alemanha: será a terceira na Europa - Farol da Bahia
Fábrica da chinesa BYD. Foto: Reprodução
Artigo Anterior

Ação bolsonarista no Congresso pode prejudicar 10 milhões de brasileiros

Próximo Artigo

Obstrução bolsonarista põe em risco luz gratuita para pobres

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!