Veja 10 tecnologias que estão mudando a forma de fazer negócios

A transformação digital segue avançando em 2025, impulsionada pela necessidade das empresas modernizarem suas estruturas tecnológicas.

Com mais de 800 bilhões de linhas de código Cobol ainda ativas no mundo, cresce a pressão para integrar sistemas legados a novas plataformas baseadas em nuvem.

Nesse cenário, ganha força o que especialistas chamam de “segunda onda” da transformação digital. Ela combina inteligência artificial, automação e soluções híbridas para conectar o que já existe ao que está por vir.

Por isso, fornecedores com atuação em conformidade, governança e gestão eficiente, como a SoftExpert, ganham destaque ao oferecer ferramentas que apoiam empresas nesse processo de atualização.

Pensando nesse contexto, Marcelo Becher, Product Marketing Lead da SoftExpert, reuniu 10 tendências tecnológicas que podem aumentar a produtividade, a eficiência e a capacidade de inovação das equipes empresariais.

IA e aprendizado de máquina

A inteligência artificial generativa se mantém em alta desde 2022. Em 2024, 72% das empresas no mundo já utilizavam algum tipo de IA, segundo a consultoria McKinsey.

Esse avanço tem impulsionado investimentos em soluções como chatbots, geração de campanhas publicitárias e descobertas na área farmacêutica.

Cibersegurança

Segundo a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP), os crimes digitais aumentaram 45% no Brasil em 2024.

Entre os principais ataques estão os golpes com engenharia social, ransomware e deep fakes. Foram cerca de 5 milhões de fraudes registradas.

Para enfrentar esse cenário, empresas devem investir em firewalls, autenticação multifator, correção de vulnerabilidades técnicas e capacitação contínua de suas equipes.

Tecnologias sustentáveis

Um levantamento do Pacto Global da ONU com a Accenture mostrou que 63% dos CEOs pretendem usar tecnologia para impulsionar o crescimento sustentável.

Além de atender exigências regulatórias, soluções sustentáveis podem melhorar a gestão de recursos e a imagem da marca junto a consumidores e investidores.

Computação quântica

Apesar de ainda estar em fase inicial, a computação quântica já recebe aportes bilionários.

Sua tecnologia utiliza bits quânticos, que permitem executar cálculos muito mais rápidos do que os computadores tradicionais.

Entre as aplicações futuras estão a simulação de moléculas, a modelagem de riscos e a otimização logística.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT moderna é capaz de processar múltiplos terabytes por minuto, graças ao uso de sensores conectados a sistemas de edge computing.

Esse tipo de arquitetura permite que decisões automatizadas ocorram em tempo real, com aplicações em fábricas inteligentes, frotas, agricultura de precisão e hospitais.

Infraestrutura de nuvem híbrida

Esse modelo combina nuvens públicas e privadas com sistemas locais, garantindo escalabilidade e segurança ao mesmo tempo.

Com ele, empresas podem proteger dados sensíveis, automatizar processos e escalar recursos conforme a demanda aumenta.

Blockchain

O blockchain é um registro digital descentralizado que registra transações simultaneamente em diversos computadores.

Apesar de ser a base de criptomoedas como o Bitcoin, ele já é usado em contratos inteligentes, rastreamento de produtos e certificações digitais.

Robôs e cobots

Equipamentos multifuncionais ganham espaço nas indústrias e centros de distribuição.

Eles podem operar de forma autônoma ou em parceria com trabalhadores humanos (cobots), aumentando a escala e a agilidade das operações.

Além disso, oferecem retorno mais rápido sobre o investimento e são implementados com baixo risco.

Baterias de estado sólido

Essa tecnologia promete maior densidade energética, carregamento mais rápido e segurança ampliada.

As baterias de estado sólido podem aumentar a autonomia de celulares e veículos elétricos, além de viabilizar sistemas de armazenamento mais sustentáveis para atingir metas de carbono zero.

Plataformas low-code e no-code

Essas ferramentas permitem que profissionais sem conhecimento em programação criem soluções digitais de forma independente.

São usadas para desenvolver dashboards, fluxos de atendimento, automação de processos e protótipos de novos serviços.

Segundo o relatório da Fortune Business Insights, o mercado global de plataformas low-code deve alcançar US$ 264,4 bilhões até 2032.

“As plataformas low-code, apoiadas pela inteligência artificial, são um pilar estratégico da nova economia digital. Elas democratizam a inovação, permitindo que profissionais de diversas áreas criem e ajustem aplicações com agilidade, sem depender exclusivamente das equipes de TI. Essa autonomia é essencial para acelerar a transformação digital e responder rapidamente às demandas do mercado”, afirma Marcelo Becher.

Integração de soluções e impacto nos negócios

Para tornar a tecnologia uma aliada estratégica, empresas precisam investir em conhecimento, planejamento e parcerias adequadas.

A SoftExpert atua nesse campo oferecendo soluções para gestão de documentos, processos (BPM) e governança (GRC), com suporte de inteligência artificial.

Hoje, mais de 3 milhões de usuários utilizam essas ferramentas, que se integram a sistemas como ERP, RPA e CRM. Isso garante flexibilidade e amplia a aplicação em diferentes setores.

Artigo Anterior

Por que Zambelli ainda não foi presa, segundo embaixador do Brasil na Itália

Próximo Artigo

Tantos corpos eu vi, por Romério Rômulo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!