
Às vésperas do conclave que escolherá o próximo papa, o Vaticano anunciou, neste sábado (3), que os cardeais irão ampliar o tempo dedicado ao debate sobre o futuro da Igreja Católica. Uma reunião extra da Congregação Geral foi marcada para a próxima segunda-feira (5), como parte dos preparativos finais.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que os cardeais participarão de dois encontros no dia 5: um pela manhã, às 9h (horário local), e outro à tarde, às 17h.
Já na terça-feira (6), está prevista apenas a congregação matinal, às 9h, mas a necessidade de uma reunião adicional à tarde será avaliada posteriormente, segundo o porta-voz.
A decisão foi anunciada ao final da congregação deste sábado, quando alguns cardeais, em conversa com jornalistas, indicaram que ainda não há consenso sobre o futuro da Igreja e que o tempo de discussão é essencial para o processo.
The College of Cardinals held their ninth General Congregation on Saturday morning, as they continue their discernment on the state of the Church and the qualities required for the next Pope.
The Director of the Holy See Press Office, Matteo Bruni, told reporters that 177… pic.twitter.com/xn5MQqWq8e
— Vatican News (@VaticanNews) May 3, 2025
Hoje, 177 cardeais participaram da reunião pré-conclave, sendo 127 com direito a voto no processo de escolha do sucessor do papa Francisco, morto no mês passado.
No total, 133 cardeais eleitores entrarão na Capela Sistina, no Vaticano, na próxima quarta-feira (7), para iniciar o conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica. Todos eles ficarão hospedados na Casa Santa Marta, que foi a residência do papa Francisco.
Segundo Bruni, as reformas na Casa Santa Marta e os ajustes nos quartos devem ser concluídos até 5 de maio. Os cardeais poderão começar a chegar entre a noite de terça-feira (6) e a manhã de quarta-feira (7), antes da missa “pro eligendo”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line