
A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou, na manhã deste sábado (10), o brasão do pontificado de Papa Leão XIV e sua assinatura oficial. As informações foram compartilhadas nas contas do Vaticano e da Secretaria de Estado no X.
O novo Papa teve sua primeira reunião com os cardeais da Igreja nesta manhã, na qual indicou que dará continuidade ao trabalho e às reformas iniciadas por seu antecessor, Papa Francisco.
O brasão e seu significado
Segundo o Vaticano, o brasão de Papa Leão XIV “oferece um reflexo claro de suas raízes agostinianas e dos valores que procura promover durante o seu pontificado, particularmente a unidade e a comunhão no seio da Igreja”.
Lo stemma ufficiale del Santo Padre Leone XIV pic.twitter.com/gmHOSEoj96
— Segreteria di Stato della Santa Sede (@TerzaLoggia) May 10, 2025
O escudo do brasão é dividido em duas seções diagonais. A parte superior tem um fundo azul com um lírio branco. Já a parte inferior apresenta um fundo claro e uma imagem que remete à Ordem de Santo Agostinho: um livro fechado com um coração atravessado por uma flecha.
Essa imagem faz referência direta à experiência de conversão de Santo Agostinho, que descreveu seu encontro com a palavra de Deus com a frase: “Vulnerasti cor meum verbo tuo” – “Tu perfuraste meu coração com a tua palavra”.
Além disso, o brasão contém a inscrição “In Illo uno unum”, que significa “No um, somos um”. Essa frase remete à interpretação de Santo Agostinho sobre o Salmo 127, no qual ele afirma que, “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line