
O Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite de forma “tranquila” e conseguiu “descansar” após sofrer uma crise respiratória e ser submetido a transfusões de sangue. A informação foi confirmada pelo Vaticano na manhã deste domingo, 23. Apesar da leve melhora, o pontífice continua em estado crítico.
Na tarde de sábado (22), o Papa sofreu uma crise respiratória asmática prolongada, agravando seu quadro de pneumonia bilateral. Para auxiliar a respiração, ele recebeu oxigênio de “alto fluxo”.
Além disso, exames indicaram uma baixa contagem de plaquetas, resultado de uma anemia, o que levou os médicos a realizarem transfusões de sangue. Os médicos que acompanham o pontífice afirmam que seu estado de saúde inspira cuidados devido à idade avançada, fragilidade e histórico de problemas pulmonares.

Francisco teve parte de um pulmão removido quando era jovem, o que torna seu quadro mais delicado. Um dos principais riscos atuais, segundo especialistas, é a possibilidade de a infecção atingir a corrente sanguínea, evoluindo para sepse, uma condição grave e potencialmente fatal.
Internado desde o dia 14 de fevereiro, o Papa Francisco segue sob monitoramento constante. Devido ao seu estado de saúde, ele não fará a tradicional oração do Angelus pelo segundo domingo consecutivo.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line