Vaticano anuncia lucro de US$ 72 milhões em seus ativos financeiros e imobiliários

O Vaticano, que enfrenta um déficit orçamentário significativo, anunciou um lucro de 62,2 milhões de euros (72,2 milhões de dólares ou 403,3 milhões de reais) em seus ativos financeiros e imobiliários, 35% a mais que no ano anterior, segundo um balanço publicado nesta segunda-feira 28.

O resultado facilita a alocação de uma contribuição extraordinária de 46,1 milhões de euros (cerca de 53 milhões de dólares ou 296 milhões de reais) para cobrir as necessidades da Santa Sé e o déficit da Cúria Romana.

O Vaticano declara 4.234 bens imobiliários na Itália e cerca de 1.200 no exterior, principalmente em Paris, Londres, Genebra e Lausanne.

Criada em 1967, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa) publica seu relatório financeiro anual desde 2021, como parte dos esforços de transparência e saneamento empreendidos pelo Papa Francisco diante da proliferação de escândalos financeiros.

Seu sucessor, Leão XIV, eleito em maio, enfrenta entre seus principais desafios a delicada questão de reequilibrar as finanças do Vaticano, cujo déficit estrutural é estimado em 70 milhões de euros (453 milhões de reais), ante um orçamento de 1 bilhão de euros (6,4 bilhões de reais).

Artigo Anterior

Conquista histórica: ONU anuncia Brasil fora do Mapa da Fome pela 2ª vez

Próximo Artigo

STF abre fase de alegações finais em ação penal sobre tentativa de golpe de Estado

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!