Friedrich Merz, provável novo chanceler da Alemanha. Foto: Hannibal Hanschke/EFE

Friedrich Merz, provável novo chanceler da Alemanha, afirmou que o país deve buscar uma “independência” dos Estados Unidos. Ele ainda sugeriu que deve buscar um substituto para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e que o objetivo de sua futura gestão será “fortalecer” a Europa.

“Minha prioridade absoluta será fortalecer a Europa o mais rápido possível para que, passo a passo, possamos realmente alcançar a independência dos EUA”, afirmou o alemão. O discurso foi feito antes mesmo de os resultados dos resultados finais das eleições serem anunciados.

Pelo menos desde as declarações de Donald Trump na semana passada, está claro que os americanos, ou pelo menos parte dos americanos, neste governo, são amplamente indiferentes ao destino da Europa”, prosseguiu.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Merz atuou em grande parte de sua carreira como advogado de empresas americanas. Agora, sinaliza que a Alemanha pode deixar a Otan, uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

“Estou muito curioso para ver como vamos nos encaminhar para a cúpula da Otan no final de junho. Se ainda estaremos falando sobre a Otan em sua forma atual ou se teremos que estabelecer uma capacidade de defesa europeia independente muito mais rapidamente”, apontou.

As falas de Merz são a resposta mais contundente de qualquer líder mundial ao governo Trump contra a União Europeia e a Ucrânia. Ele já havia sugerido explorar a cooperação nuclear entre França, Reino Unido, Alemanha e outros países para substituir o programa americano.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/02/2025