Valeira escolhe Gustavo Pimenta como novo líder; conheça a trajetória do executivo

Geraldo Silva, futuro presidente da Vale. Foto: reprodução

O conselho de administração da Vale escolheu Geraldo Silva, vice-presidente financeiro da empresa, como novo presidente da mineradora, em substituição a Eduardo Bartolomeo.

A decisão, tomada por unanimidade, encerra um processo de sucessão marcado por controvérsias políticas e pela investida do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, assumisse o posto.

Silva foi selecionado após uma avaliação criteriosa conduzida pela consultoria internacional Russell Reynolds, que analisou 15 candidatos para a posição. Embora seu nome não estivesse inicialmente na lista, o processo incluía a possibilidade de considerar candidatos internos. Silva competiu com Marcelo Spinelli, vice-presidente de Soluções de Minério de Ferro, pela vaga.

Na reunião realizada na última segunda-feira (26), o conselho de administração analisou uma lista final que incluía Silva e outros dois executivos do setor de mineração: Ruben Fernandes, da Anglo American, e Marcelo Bastos, ex-BHP e ex-Vale.

Daniel Stieler, presidente do conselho de administração da Vale, expressou satisfação com a escolha de Silva, afirmando que ele possui as habilidades necessárias para conduzir a empresa em uma nova fase de crescimento.

“Estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Geraldo Silva para liderar a Vale”, disse, em nota. “Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento.”

Vale destacar que a escolha de um candidato interno era defendida por alguns conselheiros, como André Viana, representante dos trabalhadores, que desempenhou um papel fundamental nas negociações com outros membros do conselho e representantes do governo.

Vale inaugura Centro de Excelência em Gestão e estimula desenvolvimento no Pará | Belém | O Liberal
Geraldo Silva. Foto: reprodução

Entre os desafios imediatos que Silva enfrentará estão a finalização do acordo de reparação para as vítimas da tragédia de Mariana (MG), que tem gerado tensões com o governo. Além disso, ele assume a liderança da Vale em um momento delicado para o mercado de minério de ferro, que registrou uma queda de um terço em seu valor ao longo do ano.

Além disso, para o médio prazo, a Vale tem planos de ampliar suas operações em metais básicos, com foco na mineração de matérias-primas essenciais para a transição energética, como cobre e níquel.

Quem é o novo CEO da Vale?

Geraldo Silva ingressou na Vale em 2021. Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele também possui um mestrado em finanças e economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Com mais de duas décadas de atuação profissional, Silva, que é conhecido por sua postura serena e sua facilidade em se comunicar, acumulou experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, tendo trabalhado em países como Brasil, Estados Unidos e Europa.

Antes de sua chegada à Vale, Silva atuou como CFO global da AES Corporation nos Estados Unidos e também ocupou a posição de vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup, conforme detalhado em seu perfil no LinkedIn.

Ao assumir sua nova função, Silva destacou a importância do diálogo e da segurança em suas prioridades. “Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders [partes interessadas nas atividades da companhia] e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”, disse.

Artigo Anterior

Organização das Nações Unidas lança apelo global para prevenir desastre ecológico em arquipélagos do Oceano Pacífico

Próximo Artigo

Proposta de legislação combate difamação de informações falsas sobre assuntos de grande impacto social

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!