Bolsonaro e Che Guevara

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, comparou Jair Bolsonaro ao líder revolucionário Ernesto Che Guevara ao comentar o potencial de transferência de votos do ex-presidente para as eleições de 2026. A declaração foi dada nesta segunda-feira (25) durante evento da Esfera Brasil, em São Paulo, que reuniu lideranças de direita para debater o cenário político.

“É inacreditável a força de transferência do voto do Bolsonaro. O eleitor dele é fiel. E essas coisas [processos na Justiça] estão fazendo com que ele vire um Che Guevara. O Che Guevara tinha um carisma como o Bolsonaro. E ele é lembrado até hoje. Tanto que o Fidel não colocou ele pra fora de Cuba, não sossegou. Porque ele atrapalhava a vida do Fidel. Ele tinha um carisma brutal”, disse Valdemar. “Daqui 30, 40 anos, do jeito que estão fazendo com o Bolsonaro, você também vai ver gente com camiseta do Bolsonaro.”

Atualmente inelegível e réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares. Ainda assim, Valdemar afirmou que o ex-presidente pode concorrer em 2026. “Oito de janeiro não foi golpe. Foi um bando de pé de chinelo quebrando as coisas. Ninguém fez nada. Não tentaram matar Alexandre de Moraes, não fizeram golpe algum”, declarou o dirigente do PL, negando o envolvimento de Bolsonaro nos atos de 2023.

Valdemar também defendeu que, caso Bolsonaro seja impedido de disputar a Presidência, ele escolherá nomes para concorrer pelo PL. “O Bolsonaro se não puder ser candidato vai escolher um candidato a presidente e a vice, nós vamos ter pelo PL. Isso tá liquidado, agora quem ele vai escolher, eu não sei”, afirmou.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/08/2025