Uruguai e Chile suspendem importação de frango brasileiro após caso de gripe aviária no RS

Uruguai e Chile também suspenderam as importações de frango no Brasil, informou o secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua, ao jornal Folha de São Paulo neste sábado 17.

Um dia antes, China, Argentina e União Europeia interromperam as compras dos animais por 60 dias. Trata-se de uma reação à confirmação de um caso de gripe aviária em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul.

Somados, esses mercados foram responsáveis por 2,2 bilhões de dólares em compras de frangos e ovos brasileiros no ano passado. Isso corresponde a 23% do total exportado pelo Brasil em 2024.

A gripe aviária é causada por um vírus influenza originários de aves. Ela geralmente não afeta humanos, mas a orientação do governo é que as pessoas se mantenham informadas e tomem as medidas preventivas recomendadas.

Cerca de 17 mil aves morreram na granja de Montenegro voltada à produção de ovos férteis – a maioria morreu em decorrência do vírus, enquanto outras tiveram de ser abatidas para evitar o contágio.

O Brasil mantém ativas, ao menos por ora, as exportações de frango e ovos para outros países que adquirem esses produtos. A suspensão das importações pela China e UE envolvem questões contratuais, que preveem a interrupção automática das compras quando há qualquer caso de gripe aviária.

Artigo Anterior

O golpe da Polícia Federal nos golpistas. Por Moisés Mendes

Próximo Artigo

Após matar 100 com bombardeios em 24 horas, Israel avança com tropas na Faixa de Gaza

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!