Na manhã desta quarta-feira (14), policiais militares prenderam Daniel Lemes, importante liderança guarani-caiouá do Mato Grosso do Sul, dirigente da Grande Assembleia Aty Guassu dos índios guarani-caiouá e do Partido da Causa Operária (PCO) no estado.

Daniel e seu irmão estavam no município de Amambai, sul do estado, quando observaram uma abordagem policial violenta contra jovens guarani-caiouá em uma motocicleta. Os dois índios pediram ajuda a Lemes e seu irmão, que começaram a filmar a abordagem violenta da polícia militar contra os dois índios. Cabe ressaltar que um dos índios atacados pela PM era mudo e não conseguia responder às perguntas dos policiais.

Ao filmar a violência, os policiais reconheceram Daniel, partiram para cima dele e o prenderam sem nenhum motivo, apenas por filmar a violência policial.

Daniel Lemes é do Partido da Causa Operária (PCO), foi candidato a prefeito pelo partido no município de Amambai em 2024. Também é um dos coordenadores da Grande Assembleia Aty Guassu Guarani-Caiouá, onde estão reunidos lideranças de todo o estado do Mato Grosso do Sul e integrante do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). É um dirigente conhecido pelos índios e pelo governo do Mato Grosso do Sul.

A prisão de Daniel pela Polícia Militar e pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) é mais um ataque contra a luta pela terra e contra a organização dos índios no Mato Grosso do Sul.

O governo do estado, liderado pelo tucano Eduardo Riedel, ex-presidente da Famasul (uma espécie de UDR local) e organizador do Leilão da Resistência entre os latifundiários para arrecadar fundos para fortalecimento da pistolagem contra os índios e sem-terra, utiliza esse tipo de método para reprimir os índios e suas lideranças.

As abordagens criminosas da PM a mando do governador e as prisões ilegais, como dezenas de despejos sem ordem judicial, são uma constante no governo.

É preciso exigir a libertação imediata de Daniel Lemes!

Veja denúncia no vídeo abaixo:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/05/2025