Na mais recente edição do programa Análise Internacional, realizada em parceria entre o Diário Causa Operária (DCO) e o canal Arte da Guerra nesta quinta-feira (31), Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), e o Comandante Robinson Farinazzo, analista militar, abordaram os temas mais candentes da política mundial.

O programa se abriu com a análise da súbita mudança de postura de países como França, Inglaterra e Canadá em relação ao genocídio perpetrado por “Israel” na Faixa de Gaza. Para Rui Costa Pimenta, a condenação recente desses países não passa de uma “farsa” encenada pelos mesmos atores que financiaram e sustentaram o massacre:

“Eles organizaram o genocídio e agora querem posar de humanitários. Isso é uma manobra para salvar o sionismo depois do fracasso militar de Israel”, afirmou Rui.

O Comandante Robson reforçou que o reconhecimento do Estado Palestino, feito por algumas potências europeias, não representa avanço real, já que Israel “jamais respeitaria qualquer acordo territorial”. Ele defendeu que a única solução verdadeira parte do fim da ocupação e do desmantelamento do sionismo armado.

O programa também discutiu as recentes eleições regionais na Venezuela, nas quais o bloco chavista venceu em 23 das 24 capitais estaduais. Para Rui Costa Pimenta, a vitória incontestável do governo de Nicolás Maduro comprova seu apoio popular e desmoraliza a postura ambígua do governo Lula, que em 2024 se recusou a reconhecer os resultados da eleição presidencial.

Um dos pontos centrais da edição foi a tensão entre o governo Lula e o presidente Donald Trump, após os Estados Unidos aplicarem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sancionarem o ministro Alexandre de Moraes via Lei Magnitsky. Apesar das declarações oficiais de defesa da soberania, Rui Costa Pimenta criticou a postura conciliatória do governo Lula, que já capitou ao anunciar que iria negociar com o governo norte-americano.

A situação militar no Leste Europeu também ocupou boa parte da análise. O comandante Farinazzo chamou atenção para os avanços russos em território ucraniano e a completa exaustão das forças da Ucrânia.

O novo partido liderado por Jeremy Corbyn no Reino Unido, que já reuniu 600 mil assinaturas de apoio, foi vista como um marco decisivo para a política europeia.

Na reta final, os comentaristas abordaram a impopularidade crescente do governo Milei na Argentina, que anunciou novos impostos sobre clubes de futebol e enfrenta números alarmantes de desaprovação popular.

Assista ao programa na íntegra no canal do Diário Causa Operária:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/08/2025