Uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 17 horas durante o ano de 2024, segundo dados monitorados em nove estados brasileiros pela Rede de Observatórios da Segurança, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).
Ao todo, foram 4.181 eventos de violência contra mulheres registrados em 2024, um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o Amazonas ainda não fazia parte da Rede de Observatórios. O estado juntou-se a Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de
Janeiro e São Paulo em janeiro do ano seguinte. Segundo o estudo, a cada 24 horas ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024 nos nove estados.
Os dados revelam que 531 mulheres foram assassinadas por conta de seu gênero no ano passado, e 75,3% dos casos apontam pessoas próximas das vítimas como os executores, e esse índice chega a 70% quando se consideram apenas parceiros e ex-parceiros.
Outro ponto destacado pelo estudo envolve as observamos as qualificadoras das violências contra mulheres, como o aumento de 70,5% dos crimes de violência sexual e estupro. Junto a isso, houve o incremento de 22,1% dos homicídios e 3,1% das tentativas de feminicídio e agressões físicas.
Veja mais a respeito do tema, além dos dados de cada estado, na íntegra do estudo divulgado pela CESeC.