Um terço dos municípios brasileiros tem um único concorrente à prefeitura; conheça a característica comum

Um estudo da Confederação Nacional de Municípios revela que em 214 cidades brasileiras há apenas um candidato a prefeito nas eleições de outubro.

Este é o maior número registrado no período entre 2000 e 2024, de acordo com a CNM. Em 2020, essa situação ocorreu em 107 municípios.

Além disso, este ano há uma queda de 20,3% no total de candidatos às prefeituras: 15.441, ante 19.379 há quatro anos.

“Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes. Na lista de 214 casos, o município com a menor população é Borá (SP), com 907 habitantes; o de maior população é Batatais (SP), com 58.402 habitantes.

A maioria (61%) desses municípios é do Rio Grande do Sul (43), à frente de Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).

As candidaturas únicas para prefeituras se concentram entre homens brancos e casados, com menor grau de escolaridade e idade média de 49 anos. Entre esses candidatos únicos, 64% são de quatro partidos: MDB, PSD, PP e União Brasil.

A maioria dos candidatos únicos (sete em cada dez) busca a reeleição neste ano.

Artigo Anterior

Israel retoma ataques aéreos sobre Gaza após rejeitar acordo de trégua

Próximo Artigo

Lira estabelece grupo de trabalho para monitorar inquérito sobre incidente aéreo da Voepass

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!