Lançado em 2024, “After Palmares” (Depois de Palmares) é destacado como o primeiro livro em língua inglesa dedicado à história do maior Quilombo das Américas e sobre seu último líder, Zumbi.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o autor do livro, Marc Hertzman, professor de história da Universidade de Illinois, afirma que o seu país, os Estados Unidos, tem muito o que aprender sobre reparações do período escravocrata com o Brasil.
O autor é um estudioso sobre o Brasil e a América Latina e tem outros livros sobre o nosso país. Quanto ao último lançamento, falou para a Folha que não havia um bom livro em inglês sobre Zumbi e Palmares, sendo que para ele todo o mundo deve conhecer esta história.
No que diz respeito às lições que o planeta deve se debruçar estão os direitos das comunidades quilombolas no Brasil e o fato de existir um Dia da Consciência Negra, políticas que não existem nos EUA, aponta.
Como explica na entrevista, a história de Zumbi e de Palmares era bem conhecida por lá entre os abolicionistas do século 19. No entanto, isto não perdurou. No caso, Hertzman é um dos poucos a divulgar a história por lá e se vale de um vídeo que produziu junto ao historiador brasileiro Flavio dos Santos Gomes.
A reação de seus alunos é de surpresa ao saber que menos de 5% das pessoas trazidas da África tiveram como destino os EUA, conta o historiador. E quando ele complementa com os fatos sobre o Quilombo dos Palmares eles ficam surpreendidos.
Especificamente sobre “Depois de Palmares” o autor diz que a obra se debruça sobre o que ocorreu depois da morte de Zumbi, em 20 de novembro do ano de 1695. Ele indica que pouca documentação da época permaneceu.
O que é possível acessar mostra o medo das autoridades, por documentos oficiais, de que um novo magnânimo quilombo fosse erigido aos moldes de Palmares. Além disso, ele busca entender o efeito simbólico e espiritual de Zumbi dos Palmares para a sociedade.
*Informações Folha de São Paulo. Edição Vermelho, Murilo da Silva.