O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, admitiu em uma entrevista que não estava bem preparado para o debate presidencial contra Donald Trump.
O democrata afirmou que estava doente e assumiu a culpa pelo episódio ruim.
“Não foi culpa de ninguém, foi culpa minha”, disse o político sobre seu desempenho desastroso. “Foi um episódio ruim”, acrescentou.
A entrevista, a primeira após o debate presidencial, foi ao ar na noite desta sexta-feira e é considerada crucial entre os democratas para decidir se o presidente deve continuar na corrida eleitoral.
Mesmo assim, durante a entrevista, Biden reiterou que não irá desistir de disputar a eleição. “Não foi nenhuma indicação de que exista uma condição séria [comigo]. Eu estava exausto. Não dei ouvidos aos meus instintos em termos de preparação”, afirmou.
Questionado sobre se teve tempo suficiente para descansar após suas viagens pela Europa e EUA, Biden disse que se sentia “terrível” no dia do debate.
“Eu perguntei aos médicos se eles fizeram um teste de Covid-19, porque eles estavam tentando descobrir o que estava errado. Eles fizeram um teste para ver se eu tinha ou não alguma infecção, um vírus. Eu não tinha. Eu só estava com um resfriado muito forte”, justificou.
Sobre testes cognitivos e neurológicos, Biden afirmou que passa por avaliações “todos os dias” enquanto desempenha suas funções como presidente. Ninguém disse que eu preciso de testes neurológicos e cognitivos”, declarou.