O jornalista Luis Nassif estará em Recife no dia 14 de fevereiro para o lançamento do livro “A Conspiração Lava Jato”, em um evento intitulado “Lava Jato e a luta pela Democracia”.

O encontro, organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), pelo Núcleo de Pesquisa em Autoritarismo e Contemporaneidade, pelo movimento Policiais Antifascismo, pela Faculdade de Direito da UFPE e pelo jornal GGN, será realizado no auditório Professor Paulo Rosas, na sede da Adufepe, a partir das 18h. O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da entidade e da TV GGN [confira o link em breve].

A mesa de debates será coordenada pelo professor José Policarpo Júnior, diretor da Adufepe, e contará com a participação de:

  • Liana Lewis, professora do Departamento de Sociologia e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Autoritarismo e Contemporaneidade;
  • Marcelo Menezes, policial e integrante do movimento Policiais Antifascismo;
  • João Paulo Allain Teixeira, professor de Teoria do Direito e Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O jornalista adianta algumas das discussões presentes no livro, destacando que a Operação Lava Jato foi o desfecho de um processo de destruição institucional.

“Começou em 2005 com o jornalismo de Veja, prosseguiu com o Mensalão e se prolongou pela década de 2010. Foi fruto de vários fatores, como mudanças tectônicas no mercado de informações, a bandeira da anticorrupção transformada em arma geopolítica pelos Estados Unidos, e o avanço do crime organizado internacional“.

O livro também explora o papel do Supremo Tribunal Federal, a eleição de Bolsonaro, a influência dos neopentecostais e dos militares, além de conexões entre o Ministério Público e o Departamento de Estado. Ainda, relaciona a morte de Marielle Franco ao pacto miliciano-militar que colocou o governo Bolsonaro sob controle de grupos militares.

A professora Liana Lewis, organizadora do evento, analisa o impacto político e econômico da Lava Jato, associando-a ao avanço do fascismo bolsonarista. Segundo ela, a operação atuou de forma orquestrada para desestabilizar um partido político, ignorando princípios jurídicos e colaborando com a mídia, forças internacionais e o empresariado. “E isso acabou interferindo, inclusive, em toda a composição econômica do país, pois tivemos, por exemplo, a falência da principal empresa de construção civil do país”.

O autor
Luis Nassif já atuou em diversos meios de comunicação impressos e digitais, considerado pela Fundação Nacional de Qualidade uma das pessoas que mais influenciou o tema de gestão no país. Ele integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, o Conselho de Economia da FIESP. Foi ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo e do Prêmio Comunique-se como jornalista de economia da mídia impressa e digital. Foi finalista do Prêmio Jabuti de literatura e semifinalista do Prêmio Sharp de música instrumental. Editor do Jornal GGN, considerado a melhor contribuição da imprensa nos anos de 2021, 2022 e 2023 pelo Conselho Federal de Economia, e que está presente nos meios digitais, como o site (www.jornalggn.com.br) e no Youtube (www.youtube.com/tvggn).

Veja também:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/02/2025