A União Brasileira de Mulheres (UBM), entidade feminista emancipadora, foi escolhida para integrar a nova gestão do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) para o período de 2024/2026. A posse ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília, marcando um momento significativo para a organização, que agora terá a oportunidade de contribuir ativamente na defesa dos direitos e interesses das jovens brasileiras.

O Conjuve desempenha um papel essencial na promoção e fortalecimento das políticas voltadas para a juventude brasileira, articulando ações e políticas públicas para garantir seus direitos. Com a nova gestão, o Conselho será composto por 40 membros da sociedade civil, representando uma ampla diversidade de organizações e entidades ligadas aos 11 eixos do Estatuto Nacional da Juventude. Além disso, o Conselho contará com 20 membros de 19 ministérios e a Secretaria Nacional da Juventude vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.

Como membro do Conjuve, a UBM terá a responsabilidade de representar as vozes das mulheres jovens, trazendo suas demandas e pautas para o centro das discussões e decisões. A organização buscará fortalecer a inclusão e representatividade das mulheres jovens em todas as esferas da sociedade, implementando políticas públicas que combatam a desigualdade de gênero, promovam a igualdade salarial, combatam a violência contra a mulher e garantam o acesso igualitário a oportunidades de educação, trabalho e saúde.

O ato de posse contou com a presença de várias autoridades, incluindo a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o Secretário Nacional de Juventude Ronald Sorriso, o Senador da República, Irajá Silvestre Filho; as deputadas federais Dandara Tonantzin e lideranças do movimento social, incluindo o presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Hugo Silva, e a presidenta da UBM, Vanja Santos. Durante o evento, Bruna Brelaz foi eleita Presidenta do Conselho, Cristina Paiva vice-presidenta e Rodrigo Vanderlei Secretário-Geral.

A UBM será representada por Keully Leal e Jéssica Baiano. Keully Leal atuará como secretária geral da Comissão de Meio Ambiente, Mudança do Clima e Justiça Climática e coordenadora do Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão. Essas pautas são de grande relevância no Brasil e no mundo, e com a atuação dessas representantes, grandes avanços são esperados.

A eleição da UBM para a diretoria do Conjuve é um reconhecimento do trabalho árduo e do comprometimento da organização na defesa dos direitos das mulheres jovens. A UBM está empenhada em fortalecer parcerias e colaborações com outras entidades e organizações, buscando construir alianças estratégicas para alcançar resultados significativos em prol da juventude brasileira.

Durante este período de gestão, a UBM se compromete a trabalhar incansavelmente para garantir que as vozes das mulheres jovens sejam ouvidas e suas demandas atendidas. A organização acredita que a participação ativa das jovens na construção de políticas públicas é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária, demonstrando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres.

__
com informações da UBM

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 11/07/2024