Trump anunciou que EUA destruíram “embarcação” de drogas. Foto: reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou na terça-feira (2) um vídeo que mostra um ataque das forças estadunidenses contra uma “embarcação” que supostamente transportava drogas da Venezuela. Segundo ele, a operação deixou pelo menos 11 “terroristas” mortos, sem registrar feridos entre as tropas estadunidenses. No entanto, o republicano virou piada quando os seguidores notaram que o barco era na verdade uma pequena canoa.

As imagens foram publicadas na rede social Truth Social, acompanhadas de uma postagem em que o presidente afirmou ter ordenado a ofensiva contra narcoterroristas da gangue venezuelana Tren de Aragua. De acordo com Trump, o barco operava na área de responsabilidade do Comando Sul dos Estados Unidos.

Apesar da intenção declarada do norte-americano, as redes sociais reagiram com críticas e ironia. “A Casa Branca explodiu uma canoa com pescadores na Venezuela e anunciou que afundou um navio”, comentou um usuário.

Outro escreveu: “Trump dizer que está combatendo o tráfico internacional de drogas após abater uma canoa de atravessadores é como Bolsonaro dizer que estava aumentando o comércio internacional do Brasil ao exportar um caminhão de abacates pra Argentina”.

Um terceiro acrescentou: “Havia mais drogas nas ‘festas privadas’ de Trump e Epstein do que podiam carregar naquela canoa pequena”. Veja alguns comentários:

Trump também acusou o ditador venezuelano Nicolás Maduro de liderar a organização, descrita como terrorista pelo governo estadunidense. “Deixe isto servir de aviso para qualquer pessoa que esteja pensando em trazer drogas para os Estados Unidos da América. CUIDADO!”, escreveu o presidente. Mais cedo, Trump já havia declarado que as forças militares estadunidenses “abateram” um barco de transporte de drogas ligado à Venezuela.

“Temos muitas drogas entrando em nosso país, há muito tempo. E acabamos de ver que elas saíram da Venezuela”, disse, sem fornecer detalhes adicionais sobre a operação.

O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou a ação em postagem na rede social X, afirmando que os Estados Unidos “realizaram um ataque letal” contra um suposto “navio de drogas” no sul do Caribe.

A medida representa uma escalada significativa do governo Trump no combate aos cartéis de drogas, incluindo organizações classificadas como terroristas estrangeiras. Especialistas destacam que a operação pode gerar tensão na região, onde os EUA mantêm presença militar significativa, aumentando o risco de conflito com o governo de Maduro.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/09/2025