O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai retirar o país do acordo climático de Paris em um golpe expressivo contra os esforços globais para desacelerar o aquecimento global.

“O presidente Trump se retirará do acordo climático de Paris”, disse a Casa Branca em um e-mail listando as prioridades do novo governo menos de meia hora após o novo presidente assumir o cargo, segundo o jornal britânico Financial Times.

Vale lembrar que Trump já descreveu as mudanças climáticas como “uma farsa” – e, durante seu discurso de inauguração do mandato, o republicano afirmou que faria o máximo uso das reservas norte-americanas de gás e petróleo.

Com a decisão, o maior poluidor histórico do mundo mais uma vez vai deixar de lado o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao lado de outros 200 países, quando assinou o acordo em 2015.

A decisão norte-americana foi anunciada depois que 2024 foi o primeiro ano em que as temperaturas médias superaram a meta traçada pelo Acordo de Paris em limitar o aquecimento para abaixo dos 2 graus e, preferencialmente, para 1,5 grau. Enquanto isso, relatório da ONU destaca que o mundo está rumando para um aumento de temperatura de até 2,9 graus acima dos níveis pré-industriais.

Além disso, especialistas ouvidos pelo jornal britânico dizem que as medidas do novo presidente norte-americano podem ajudar a China, que tem direcionado esforços em torno do desenvolvimento de veículos elétricos, baterias e painéis solares.

Alguns especialistas disseram que as medidas de Trump para reverter as políticas “verdes” de Biden dariam uma vantagem à China, que é a maior fabricante mundial de veículos elétricos, painéis solares e baterias.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/01/2025