Durante um discurso em que foi consagrado como candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, Donald Trump fez uma referência inusitada ao lembrar de Hannibal Lecter, o psicopata canibal interpretado por Anthony Hopkins no filme “O Silêncio dos Inocentes”.
A declaração, proferida na noite de quinta-feira (18), gerou controvérsia e chamou a atenção tanto do público quanto do próprio ator britânico. Trump, que buscava destacar o que considera uma “invasão” de imigrantes nos EUA, fez uma referência ao famoso vilão cinematográfico para ilustrar seu ponto de vista sobre a segurança nacional e a criminalidade.
No discurso, o ex-presidente afirmou: “A maior invasão da história está acontecendo aqui mesmo em nosso país. Eles vêm de todos os cantos da terra, não apenas da América do Sul, mas da África, Ásia e Oriente Médio. Eles estão chegando em níveis que nunca vimos antes. É de fato uma invasão e este governo não faz absolutamente nada para os impedir.”
Trump continuou, fazendo uma comparação direta com Hannibal Lecter: “Alguém já viu ‘O Silêncio dos Inocentes’? O falecido e grande Hannibal Lecter. Ele adoraria receber você para jantar. Isso são manicômios. Eles estão esvaziando seus manicômios. E terroristas em números que nunca vimos antes.”
“Coisas ruins vão acontecer. Eles vêm das prisões. Eles estão vindo das prisões. Eles vêm de instituições mentais e manicômios. Eu, você sabe que a imprensa está sempre ligada porque eu digo isso”, afirma Trump.
Here is a montage of a deranged Donald Trump praising Hannibal Lecter, a cannibal who is not real pic.twitter.com/KbORe1osD5
— Biden-Harris HQ (@BidenHQ) July 19, 2024
Esta não foi a primeira vez que Trump usou a figura de Hannibal Lecter em seus discursos. Em maio, durante um evento em Nova Jersey, Trump também citou o personagem, chamando-o de um “homem maravilhoso” e fazendo referência ao famoso aforismo do vilão sobre convidar um amigo “para jantar”.
Na ocasião, Trump utilizou a imagem de Lecter para argumentar sobre a situação da criminalidade e imigração nos EUA. A utilização do personagem fictício por Trump gerou uma resposta imediata de Anthony Hopkins, vencedor do Oscar de Melhor Ator em 1992 pela interpretação de Hannibal Lecter.
Em uma declaração recente, o ator de 84 anos expressou seu choque e horror: “Ele faz isso? Eu não sabia. Hannibal, faz tanto tempo. Deus, foi há 30 anos. Estou chocado e horrorizado com isso”, afirmou Hopkins.