Na quarta-feira (25), o candidato a presidente dos EUA, Donald Trump, declarou em uma entrevista na Fox News que a guerra em Gaza deve ser resolvida rapidamente “porque eles estão sofrendo com essa situação, e você sabe que Israel não é muito hábil em relações públicas”.
Ele destacou: “Eu quero que ele [Netaniahu] termine e resolva isso rapidamente, ele precisa resolver isso rapidamente”. E continuou: “Por qualquer razão, você tem pessoas judias lá fora usando quipás e elas são, você sabe, pró-Palestina. Nunca vi nada assim… Eles precisam resolver isso rapidamente porque o mundo não está levando isso de forma leve. É realmente incrível”.
Não foi a primeira vez que Trump se pronunciou dessa forma. Em março de 2024, ele afirmou em um jornal israelense que: “Vocês têm que terminar sua guerra. Vocês precisam resolver isso. E eu tenho certeza que vocês vão fazer isso. E temos que alcançar a paz, não podemos continuar assim”.
Em sua entrevista à Fox, Trump também condenou os democratas que protestaram contra o discurso de Netaniahu no Congresso na quarta-feira (24), e pediu penas de prisão para os manifestantes que queimaram bandeiras norte-americanas fora do Capitólio dos EUA.
O primeiro-ministro de Israel está programado para se encontrar com Donald Trump na sexta-feira (26) na Florida. Nesta quinta-feira (25), ele se reuniu com o próprio presidente dos EUA, Joe Biden.