O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a repercutir o polêmico plano de instalação de um resort de luxo na Faixa de Gaza após o fim do conflito entre Israel e Hamas na região. A ideia, dessa vez, foi ilustrada pelo republicano em um vídeo produzido por inteligência artificial e divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira 26.
A ideia de Trump já havia sido exposta em palavras após uma reunião entre ele e Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, no início de fevereiro. Naquela ocasião, Trump anunciou que os Estados Unidos assumiriam o controle de Gaza após o fim do conflito e transformariam o local em uma Riviera do Oriente Médio.
O plano, explicou, é expulsar os palestinos do enclave e construir um complexo de resorts. A ideia foi classificada como racista por grupos palestinos e duramente criticada pela comunidade internacional. Trump, porém, não parece ter desistido da proposta.
Nas imagens geradas por IA divulgadas pelo político é possível ver, além de piscinas, iates e prédios de luxo, uma estátua gigante, aparentemente produzida em ouro, que retrata o republicano. O Trump dourado, conforme indicam as imagens, seria instalado no centro do resort na Faixa de Gaza.
Outro a aparecer na publicação é Elon Musk, o magnata que se tornou braço-direito de Trump no novo governo, aparece relaxado em uma cadeira no resort fictício. Mais adiante, as imagens mostram o empresário jogando milhares de dólares para o alto na areia da praia enquanto é aplaudido por turistas. Crianças palestinas, depois, disputam as notas que caem do céu.
Por fim, Netanyahu também é retratado, ao lado de Trump, aproveitando o luxuoso hotel instalado no histórico enclave palestino. Ao fundo é possível ler a frase ‘Trump Gaza’, que seria o nome da hospedagem imaginada pelo republicano.
A música usada, também aparentemente gerada por IA, diz que ‘Trump irá te libertar’ e que Gaza não terá mais ‘guerra e medo’. O ‘futuro será brilhante’, diz ainda a voz robótica ao exibir pequenas estatuetas douradas com a imagem de Trump.
A produção divulgada por Trump nesta quarta-feira também indica que a intenção do norte-americano é tirar a polêmica ideia do papel ainda este ano. A sinalização está no início do vídeo, que indica que as imagens mostram “Gaza em 2025”.
A região, porém, ainda está em guerra, apesar de uma frágil trégua em vias de ser encerrada. Um novo cessar-fogo será negociado nos próximos dias com o objetivo de trazer “uma paz duradoura” para a Faixa de Gaza. Não há, porém, detalhes sobre como o fim do conflito se dará, já que Hamas e Israel caminham em sentidos opostos com as demandas para o fim da guerra.
Veja o vídeo publicado por Trump: