O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (17) que irá conversar na segunda-feira (19) com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para tentar intermediar um cessar-fogo. O objetivo, segundo ele, é pôr fim ao “banho de sangue” da guerra, que já dura mais de três anos.

Vou falar com os dois líderes para acabar com esse massacre. O foco será parar o banho de sangue e discutir possibilidades comerciais”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.

A declaração ocorre um dia após o primeiro encontro direto entre representantes russos e ucranianos desde o início do conflito. Apesar da ausência dos dois chefes de Estado e da falta de um acordo imediato, houve promessas de continuidade no diálogo e uma histórica troca de prisioneiros entre os países.

O anúncio de Trump acontece em um momento em que o Kremlin também sinaliza abertura para negociações diretas. Neste sábado, o porta-voz Dmitry Peskov declarou que Moscou está “aberta” a um encontro entre Putin e Zelensky — desde que haja avanços concretos nas conversas anteriores.

Acreditamos que seja possível, mas apenas se houver progresso real e resultados em forma de acordo”, afirmou Peskov a jornalistas.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/05/2025