Trump prepara repressão a autoridades que não aplicarem nova política de imigração

O comando interino do Departamento de Justiça dos Estados Unidos determinou que procuradores investiguem e processem autoridades policiais em cidades e estados que se recusarem a aplicar as novas políticas de imigração adotadas pelo governo de Donald Trump. A ordem consta de um memorando interno divulgado nesta quarta-feira 22 pelo jornal The New York Times.

Segundo o documento, autoridades locais são obrigadas a cooperar com o departamento, sob pena de violar a Constituição e enfrentar processos criminais. ““A lei federal proíbe atores estaduais e locais de resistir, obstruir e deixar de cumprir comandos legais relacionados à imigração”, diz um trecho do texto.

A preocupação da gestão Trump recai sobre funcionários de carreira que não executariam ordens consideradas imorais ou ilegais, segundo o NYT.

Na terça-feira 21, o presidente dos Estados Unidos reativou o programa “Fique no México”, segundo o qual os migrantes devem aguardar o desfecho do processo migratório do outro lado da fronteira. Trump introduziu esses protocolos em 2019, em seu primeiro mandato (2017-2021).

O republicano também decidiu declarar emergência nacional na fronteira com o México e continuar a construção do muro que separa os países. Resolveu ainda acabar com a possibilidade de os migrantes entrarem legalmente nos Estados Unidos por meio do aplicativo de celular CBP One, que era utilizado para agendar entrevistas de requisitantes de asilo.

Artigo Anterior

Iêmen liberta tripulação de navio capturado em apoio à Palestina

Próximo Artigo

“O gesto fala por si só”, dizem alemães sobre saudação nazista de Elon Musk

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!