
Em meio às discussões sobre guerra e negociações de paz, um momento descontraído marcou a reunião entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca.
Durante a visita do líder ucraniano, em fevereiro, um repórter comentou sobre a escolha de Zelensky por um terno preto em vez de seu tradicional uniforme militar.
“Você está ótimo nesse terno”, disse Brian Glenn, da Real America’s Voice, de extrema-direita. Trump respondeu debochado: “Eu disse a mesma coisa”. Zelensky rebateu com humor: “Eu mudei, você não”.
Segundo um diplomata europeu, a escolha da roupa foi discutida previamente entre autoridades dos Estados Unidos e da Ucrânia, para que o presidente ucraniano não usasse sua habitual camisa militar verde.
Zelensky afirmou que a Ucrânia está disposta a buscar uma “saída diplomática” para encerrar a guerra contra a Rússia. Questionado se aceitaria “redesenhar os mapas” em um acordo de paz ou “continuar enviando soldados para morrer por mais alguns anos”, ele não respondeu diretamente, mas elogiou os esforços do governo Trump para tentar encerrar o conflito.
O presidente ucraniano destacou que seu país lida diariamente com bombardeios russos e citou o ataque da madrugada contra Kharkiv. “Precisamos parar esta guerra, parar a Rússia. E precisamos do apoio dos nossos parceiros americanos e europeus”, disse. Zelensky declarou ainda que apoia a ideia de um encontro trilateral entre ele, Trump e Vladimir Putin. Trump já demonstrou interesse na reunião, mas o presidente russo evita se comprometer.
🚨AGORA – Zelensky usa terno na reunião com Trump e é elogiado por jornalista americano pic.twitter.com/NboXWevgbN
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) August 18, 2025