O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou nesta segunda-feira (11) uma prorrogação da pausa nas tarifas sobre importações da China que iriam expirar amanhã (12). O novo prazo é de mais 90 dias.

Em maio deste ano, ambos os países fizeram um acordo para redução das tarifas recíprocas. Os EUA diminuíram as taxas sobre a China de 145% para 30%, enquanto Pequim baixou as tarifas de importação de produtos estadunidenses de 125% para 10%.

Após uma reunião entre o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, em junho, uma possível extensão da trégua estava sendo avaliada. Bessent afirmou que discutiu o assunto, mas que a decisão dependia do aval de Trump.

As negociações passaram por um pedido do presidente dos EUA, que exigiu que a China quadruplicasse rapidamente suas importações de soja estadunidense, o que fez com que os preços da commodity em Chicago disparassem. Essa ação faz parte de algumas medidas de Trump que buscam reduzir o superavit comercial de Pequim.

“Estamos lidando muito bem com a China. Como vocês provavelmente já ouviram, eles têm tarifas enormes que estão pagando aos Estados Unidos”, disse Trump a repórteres na manhã desta segunda.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/08/2025