Trump impõe novas tarifas contra México, Canadá e China

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump manteve seu posicionamento irredutível e confirmou a cobrança de novas sobretaxas sobre produtos do Canadá, do México e da China a partir deste sábado (01/02).

“Posso confirmar que, amanhã, o prazo de 1º de fevereiro que o presidente Trump colocou em prática com uma declaração há várias semanas continua”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em reunião com a imprensa nesta sexta-feira (31/01), segundo a CNN norte-americana.

As tarifas seriam equivalentes a 25% sobre o México e o Canadá e a 10% sobre a China “para o fentanil ilegal que eles obtiveram e permitiram distribuir em nosso país, o que matou dezenas de milhões de americanos”, destacou Leavitt.

Contudo, não foram apresentados detalhes sobre como as novas tarifas seriam implementadas, e nem se elas serão aplicadas às importações de petróleo ou se serão inclusas isenções adicionais.

Segundo a mídia norte-americana, a aplicação das sobretaxas seria uma aposta de que taxar empresas americanas por produtos importados acabará punindo os países que fabricam coisas que os americanos querem — e levará essas nações à mesa de negociações. Porém, é “uma aposta arriscada que pode facilmente sair pela culatra para os consumidores americanos e para a economia”, de acordo com a CNN.

Leia Também

Artigo Anterior

Samanda Alves denuncia prefeito de Natal por nomear homem para Secretaria de Mulheres

Próximo Artigo

Governo lança ações contra a dengue nas escolas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!