Donald Trump, presidente dos EUA. Foto: reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou sua campanha para que o time de futebol americano Washington Commanders, da NFL, volte a usar a antiga denominação “Washington Redskins”, termo considerado ofensivo por organizações indígenas. Em postagem na plataforma Truth Social no domingo (21), Trump condicionou a possível construção de um novo estádio para a equipe à mudança de nome.

“Posso impor a eles uma restrição de que, se não mudarem o nome de volta para o original ‘Washington Redskins’ e se livrarem do ridículo apelido ‘Washington Commanders’, não farei um acordo para que construam um estádio em Washington”, escreveu o presidente estadunidense.

A franquia abandonou a denominação “Redskins” em 2020 após décadas de pressão de grupos indígenas e patrocinadores. O termo, que significa literalmente “peles vermelhas”, é amplamente rejeitado por entidades como o Congresso Nacional dos Índios Americanos e a Associação de Assuntos Indígenas Americanos, que o consideram um estereótipo racial prejudicial.

Homem branco pedindo a manutenção do nome racista no time da NFL. Foto: Patrick Smith

Apenas a Native American Guardians Association, grupo minoritário, defende a manutenção do nome, argumentando que seu uso “respeitoso” no esporte deveria ser preservado. “O uso de nomes e imagens indígenas deve ser mantido no esporte, na educação e na vida pública”, afirma a organização.

O Washington Commanders deixou a capital dos EUA em 1997, passando a atuar no estádio FedExField, em Landover (Maryland). Recentemente, a equipe fechou acordo com o governo do Distrito de Columbia para retornar à cidade com um novo estádio previsto para 2030.

Embora a autoridade legal de Trump para interferir diretamente no processo seja limitada, ele já havia sugerido em fevereiro que os EUA deveriam “assumir Washington, D.C.”, referindo-se ao status especial do distrito, que possui autonomia reduzida perante o governo federal.

Na mesma postagem, Trump também criticou a mudança de nome do time de beisebol Cleveland Guardians, que abandonou a antiga denominação “Indians” em 2021. “O dono do time de beisebol de Cleveland, Matt Dolan, que é muito político, perdeu três eleições seguidas por causa dessa mudança de nome ridícula”, afirmou, sugerindo que a reversão do nome poderia melhorar as chances eleitorais do proprietário.

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/07/2025